Translate

Um pouco da deliciosa cultura baiana\africana

Olá pessoal!! Td bem com vocês? Comigo está tudo numa boa!
 Eu estava estudando sobre os africanos para a minha prova de história, estava muito entediante até chegar na parte de comida típica. Vatapá, acarajé e azeite de dendê são de origem Ioruba. A cultura Ioruba tem assim forte presença na cultura afro-brasileira, especialmente na Bahia. A minha curiosidade sobre o vatapá foi tanta, que mesmo antes de saber o que era já me deu água na boca, depois de ter pesquisado sobre as várias formas de fazer o famoso vatapá baiano, corri pro mercado comprar os ingredientes e lá fui eu testar a receita. Vou te contar, deu super certo, pela primeira vez experimentei o vatapá e me apaixonei, então achei nada mais que justo eu repassar essa receita pra vocês também poderem degustar dessa delícia e provar um pouco da cultura baiana. Ficou curioso(a)? É só seguir os ingredientes abaixo.




Ingredientes:
300g de camarões secos e defumados (Também da pra fazer sem os camarões, pra quem tem alergia ou não gosta é só retirar esse ingrediente, eu mesma tirei)
50g de gengibre
200g de castanhas de caju
50g de amendoim torrados e sem casca (esse ingrediente é opcional, como eu tenho alergia não coloquei)
4 colheres de sopa de azeite de dendê
1 cebola grande picada
3 dentes de alho
300g de farinha de rosca
200 ml de leite de coco
1 pimentão grande cortado (opcional, não coloquei)
2 tabletes de caldo de camarão (opcional, não coloquei)
Coentro picado a gosto
1/2 litro de leite
Sal a gosto

Para ter uma ideia de como preparar assista o vídeo abaixo.



Você pode comer o vatapá como acompanhante de um frango, peixe ou camarão, ai fica a seu critério. 
Você já tinha experimentado essa delicia? Ficou interessado(a) em experimentar? Sabe de alguma delícia brasileira? Quer ver alguma receita especial aqui no blog? Deixe seu comentário aqui abaixo. Bom, espero que você tenha gostado. Bom apetite! :D
Sofia, bjs!!
(Para fins de direitos autorais deixo claro que a imagem  e o vídeo foram encontrados no google)
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial