Translate

Profissão Astronauta

 Ao perguntarem a algumas crianças o que elas querem ser quando crescerem, elas respondem que querem ser astronauta. Apesar dessas respostas mudarem ao longo do tempo para algumas crianças, ainda assim vemos muitas pessoas realizando o sonho de explorar o espaço.



Sally Ride foi uma das mulheres que rompeu as barreiras e marcou a história. Ride foi uma das 8 mil mulheres que responderam ao anúncio da Nasa para formar o primeiro grupo feminino de astronautas, onde foi selecionada com mais cinco mulheres. Ela entrou para a história como a primeira americana a subir ao espaço, como integrante da tripulação Challenger. Ao final de seu segundo voo espacial, também como tripulante da Challenger, Saaly passou a acumular 343 horas de permanência no espaço, ela treinava para uma terceira missão quando ocorreu o acidente que destruiu a Challenger, matou sua colega de turma, paralisou o programa espacial americano por quase três anos e a impediu de voar mais uma vez. Em 1987, após ter se tornado uma líder e exemplo para todas as mulheres americanas que desejavam ser astronautas e ser uma das investigadoras oficiais das causas do acidente, ela deixou a NASA para trabalhar na universidade de Stanford, lecionar física na Universidade da Califórnia (UCLA), e dirigir o instituto Espacial da Califórnia. Em 2003, ela foi convidada pela agência a fazer parte da equipe de investigação das causas da tragédia com a Columbia, tornando-se a única astronauta a participar das duas investigações. Sally Ride faleceu com 61 anos em 23 de julho de 2002. E hoje ela estaria comemorando seu sexagésimo quarto aniversário."

Vamos conhecer um pouco mais dessa profissão que deixa muita gente fora de ar? rsrs
 O astronauta é quem pilota naves espaciais, vaivens, foguetes. Também são os passageiros ou tripulantes que desenvolvem atividades no espaço acima de 100 km de altitude.
 É necessário que o profissional tenha auto nível de dedicação e paciência, é preciso entender que o trabalho em equipe é essencial e possibilita a formação de tripulações altamente integrados para lidar com um ambiente operacional, exigente e de isolamento. Além disso, outras características interessantes são: integridade, competitividade equilibrada, iniciativa e perseverança, disponibilidade para viagens, bom controle emocional, habilidade de trabalhar em equipe, habilidade de trabalhar sob pressão, habilidade para tomar decisões imediatas, habilidade para enfrentar o perigo físico e reagir satisfatoriamente em condições de emergência, habilidade para suportar desconforto físico e/ou mental, habilidade para trabalhar eficazmente em ambientes de mudanças rápidas e adaptabilidade.
 Para ser um astronauta a Agência Espacial Brasileira (AEB) exige que o candidato tenha entre 25 e 45 anos para ingressar no processo de seleção, possuir diploma de graduação de curso superior ou título de pós-graduação em Engenharia, Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde ou da Terra, expedido por instituição civil devidamente reconhecida pelo MEC ou em Academias Militares de Formação de Oficiais. Além disso, ter pelo menos três anos de experiência profissional em uma dessas áreas após a conclusão da graduação. Também é importante ter experiência prática em pesquisa, falar e escrever em inglês e o candidato a astronauta deverá ser aprovado em exame médico espacial Classe II da NASA, realizado no Johnson Space Center, em Houston (Texas). Cursos de mergulho, pilotagem, pára-quedismo e outras atividades ligadas à profissão contam pontos para a seleção.



Você sabe em que área quer atuar?
A área de atuação de um astronauta é a operação de equipamento e veículos espaciais. No dia-a-dia 70% do tempo são voltados ao trabalho técnico e administrativo dos programas e projetos espaciais e 30% de treinamento específico para atividades espaciais. Na fase inicial e final (último ano antes da missão) essas porcentagens são invertidas (mais treinamento). Durante a missão cuidam e operam todos os sistemas de forma a atender uma extensa lista de tarefas diárias no espaço.

Você sabia que:
O primeiro cosmonauta da história da exploração espacial foi Yuri Gagarin que em abril de 1961 fez um vôo orbital a bordo da nave soviética Vostok. Vôo que provocou como reação dos Estados Unidos, a corrida espacial e a chegada do homem a Lua. Hoje, o número de pessoas que teve o privilégio de ir ao espaço soma pouco mais de 400. O avanço do turismo espacial, no entanto, tem aberto novos horizontes para o acesso ao cosmo. O primeiro astronauta brasileiro foi ao espaço no ano de 2006, através da "Missão Centenário". O tenente coronel Marcos Pontes, de 43 anos, partiu rumo à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, que decolou da base de lançamento Baikonur, no Cazaquistão. A participação do brasileiro no vôo teve origem quando o Brasil ingressou no grupo de quinze nações envolvidas com o projeto da Estação Espacial Internacional. Isso aconteceu em 1997 e, no ano seguinte, Pontes foi selecionado pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e pela Nasa (Agência Espacial Norte-americana) para representar seu país no espaço.

O site How Many People are in Space Right Now disponibiliza a informação de quantos astronautas estão no espaço nesse exato momento, qual o nome deles, de onde são e a quanto tempo estão lá. 

 Um filme muito legal para assistir sobre o universo dos astronautas é Gravidade. É um filme de aventura espacial americano, que ocorre no espaço sideral. Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.


Já deu pra perceber que essa é uma profissão bem exigente né? Então se você está querendo fazer parte desse mundo estrelado dos astronautas vai ter que dispor de muito tempo e disposição.
 Você conhece ou já conheceu algum astronauta? Quer ser um ou sabe algo interessante sobre? Me conta nos comentários, quero muito saber.


“Em todo lugar que eu vou eu conheço garotas e rapazes que querem ser astronautas e explorar o espaço, ou que amam o mar e querem ser oceanógrafos, ou eles amam os animais e querem ser zoólogos, ou eles adoram projetar coisas e querem ser engenheiros. Eu quero ver essas mesmas estrelas em seus olhos em 10 anos e sei que eles estão a caminho!”
_ Sally Ride

Um Beijo de Sofia Campos!!
Créditos:
Brasil Profissões
(Se as imagens acima forem de sua autoria me notifique pra que eu possa retirá-las ou dar os devidos créditos)

Compartilhar Google Plus

Autor Sofia Campos

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial